sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Com 1 mil m², casa ocupa terreno triangular e se destaca por fachada de concreto em curvas




O traçado curvilíneo, característico da obra do arquiteto Ruy Ohtake, é o grande destaque desta casa que, mesmo ao longe, impressiona os visitantes. Com 1 mil m² de área construída, a residência situa-se em um condomínio fechado na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.
A concepção do projeto teve um fator determinante: o formato peculiar do terreno de 5 mil m² - um triângulo com 70 m de frente e 140 m de profundidade, além de um acentuado aclive de 21 m e “uma vista linda à frente, descortinando a paisagem da cidade e da região”, ressalta o arquiteto, autor de projetos diferenciados como o Hotel Unique e o edifício Tomie Ohtake, entre outros.
Diante das dificuldades impostas pelo lote, Ohtake optou por posionar a casa no terço posterior e mais elevado do terreno. “Implantei a residência onde a topografia mais ajudava, próxima ao vértice do triângulo”, afirma. Essa solução possibilitou a criação de um recuo de 60 m em relação à rua, onde foi instalada uma grande área de lazer com um lago e uma piscina com 210 m², borda “infinita” e revestimento composto por pastilhas coloridas, que compõem desenhos em formas sinuosas. Tal cenário, já exuberante, é completado pelo trabalho paisagístico desenvolvido pelo escritório Burle Marx.
Em ondas


As áreas sociais se concentram no piso térreo da casa em valinhos, projetada por Rui Ohtake
Há dois momentos marcantes nesta arquitetura de Ruy Ohtake: as vigas da fachada frontal e a monumental rampa-escada na ala social. As primeiras, com desenho sinuoso tridimensional, delimitam - nos dois pavimentos - varandas de grande extensão, com 25 m lineares. A superior dá acesso aos dormitórios com esquadrias de madeira que criam interessante contraste em relação ao concreto. A inferior está interligada visualmente ao living através de imensos panos de vidro, que dão transparência e luminosidade ao local.
Por sua vez, a rampa-escada escultórica, com 4,5 m de diâmetro interno e suave inclinação, está inserida num espaço inusitado – um recanto com pé-direito duplo e claraboia de idêntica circunferência, que inunda o interior com luz natural. Neste espaço acham-se dispostos ambientes como home theater, bar e lounge, enquanto sob a laje do mezanino estão a cozinha e a lavanderia. Cria-se assim, conforme enfatiza o arquiteto, “um espaço com diferentes sensações de pé direito mais baixo e pé direito duplo”. Ressalta-se aqui um espaço de grande elegância formal e o requinte modernista na escolha dos materiais – concreto, madeira e vidro.
A volumetria da construção tem o formato de um arco aberto e é definida por uma parede hermética contínua, paralela às divisas do terreno (7,50 m de afastamento). Essa superfície de concreto aparente é um dos pontos de atração do projeto, já que contém pequenas janelas circulares envolvidas por pinturas em formato orgânico que iluminam banheiros e áreas de serviço. Uns definem como óculo (abertura em fachadas, geralmente em frontões ou frontispícios), outros como olho. Mas, trata-se de uma intervenção pictórica de Ohtake, que explica: “foram juntadas, na forma orgânica, três janelas circulares e, no térreo, duas portas ovais que acessam cozinha e sala de jantar, são elementos agregadores, além de plásticos”.
Os pavimentos e as coresA residência compreende dois pavimentos: o piso térreo, com seu setor frontal destinado aos ambientes de escritório, estar e jantar, voltados para um amplo terraço com 25 m de frente, dotado de churrasqueira; enquanto o piso superior comporta quatro suítes – tendo a do casal 70 m² – e copa de apoio. Os espaços reservados à garagem para quatro carros e dois dormitórios de empregados, além de depósito, configuram um volume baixo e semi-enterrado, disposto próximo ao vértice do terreno.







*Fotos
















Envolta pelo verde das árvores e gramados planejados pelo escritório Burle Marx, a Casa Valinhos se sobressai de forma cinematográfica.












Envolta pelo verde das árvores e gramados planejados pelo escritório Burle Marx, a Casa Valinhos se sobressai de forma cinematográfica.












A fachada frontal da Casa Valinhos, projetada por Ruy Ohtake, se impõe com sua arquitetura ousada e inusitada, dada em especial pelas vigas em curvas sinuosas que protegem as varandas dos dois pavimentos. Por sua vez, a piscina com borda infinita tem piso em pastilhas de vidro coloridas Vidrotil, formando desenhos curvilíneos












Envolta pelo verde das árvores e gramados planejados pelo escritório Burle Marx, a Casa Valinhos se sobressai de forma cinematográfica.












A vista noturna da residência iluminada cria um bonito efeito cênico. Destacam-se o paisagismo criado pelo escritório Burle Marx, a piscina e a sinuosidade do traçado curvilíneo da Casa Valinhos, assinada por Ruy Ohtake



























A vista noturna da residência iluminada cria um bonito efeito cênico. Destacam-se o paisagismo criado pelo escritório Burle Marx, a piscina e a sinuosidade do traçado curvilíneo da Casa Valinhos, assinada por Ruy Ohtake












As vigas onduladas da fachada delimitam verticalmente as varandas do térreo e do pavimento superior. Ao rés do chão, observa-se total integração dos interiores com o exterior graças aos panos de vidro que fecham o espaço com 25 m de extensão. No primeiro piso, destaque para o belo contraste entre o concreto aparente que estrutura o guarda-corpo de vidro e os painéis de madeira dos dormitórios. O projeto da Casa Valinhos é de Ruy Ohtake












Nos fundos da Casa Valinhos, a laje de cobertura da garagem para quatro carros se estende até o volume arredondado da residência. A expressão artística do arquiteto Ruy Ohtake aparece no desenho da superfície colorida que envolve a pequena janela circular












Nos fundos da casa concentra-se o setor de serviço. Sob o terraço ajardinado, acessível por uma porta arredondada que se abre ao mezanino, estão os dormitórios dos empregados. Leves elementos vazados de concreto compõem as paredes curvas ao rés do chão e preservam os acessos à lavanderia e aos quartos ali presentes. Além do volume da escada de serviço (à esq.) estão as janelas circulares com tratamento orgânico colorido, marca registrada do arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo desenho da Casa Valinhos












As aberturas circulares em uma das fachadas laterais aparecem envoltas em desenhos orgânicos criados pelo arquiteto Ruy Ohtake. O formato arredondado se repete na porta que acessa a saleta de almoço












A arquitetura de Ruy Ohtake tem seu ponto alto nesse espaço onde estão home theater, lounge e bar. Dele uma rampa-escada escultórica liga o térreo ao pavimento superior, onde estão os dormitórios. Sobre a escadaria, uma clarabóia com 4,50 m de diâmetro favorece a iluminação farta e realça o contraste de materiais: concreto, vidro e madeira, todos em quantidade abundante na Casa Valinhos












A arquitetura de Ruy Ohtake tem seu ponto alto nesse espaço da Casa Valinhos onde estão home theater, lounge e bar. Nele, distribuídos pontualmente no "mar" de concreto cinzento, estão drops de cores baseados nas primárias: azul, amarelo e vermelho












A arquitetura de Ruy Ohtake tem seu ponto alto nesse espaço onde estão home theater, lounge e bar. Dele uma rampa-escada escultórica liga o térreo ao pavimento superior, onde estão os dormitórios. Sobre a escadaria, uma clarabóia com 4,50 m de diâmetro favorece a iluminação farta e realça o contraste de materiais: concreto, vidro e madeira, todos em quantidade abundante na Casa Valinhos












Vista de cima, a rampa-escada desnuda seus degraus de grande largura feitos com madeira. O material contrasta com o concreto e o vidro abundantes na Casa Valinhos, assinada por Ruy Ohtake. No térreo, o lounge despojado ganhou piso de resina vermelho PU Durocolor aplicado de forma orgânica












As salas de almoço e jantar e a churrasqueira, todas integradas, são delimitadas apenas por portas de vidro de correr. A saleta de almoço tem parede azul e preta que apoia prateleira curva e aparador, ambos desenhados por Ruy Ohtake - que também assina a arquitetura da Casa Valinhos - e executados por Oscar Kusaka. A mesa de jantar (em primeiro plano), criada pelo arquiteto é de vidro e concreto e cadeiras são Charles Eames












As salas de almoço e jantar e a churrasqueira, todas integradas, são delimitadas apenas por portas de vidro de correr. A saleta de almoço tem parede azul e preta que apoia prateleira curva e aparador, ambos desenhados por Ruy Ohtake - que também assina a arquitetura da Casa Valinhos - e executados por Oscar Kusaka. A mesa de jantar, criada pelo arquiteto é de vidro e concreto e cadeiras são Charles Eames













As salas de almoço e jantar e a churrasqueira, todas integradas, são delimitadas apenas por portas de vidro. A saleta de almoço tem parede azul e preta que apoia prateleira curva e aparador, ambos desenhados por Ruy Ohtake - que também assina a arquitetura da Casa Valinhos - e executados por Oscar Kusaka. Em volta da mesa de almoço foram combinadas cadeiras brancas e vermelhas












Vários recantos agradáveis e de grande elegância se formam ao redor da escada helicoidal da Casa Valinhos, com projeto de Ruy Ohtake. Como lounge, jantar e espaço para música com piano de cauda Yamaha. O toque de cor fica por conta do azul intenso da parede com quadro em preto e branco da artista Tomie Ohtake












A cozinha reúne a modernidade do aço escovado dos eletrodomésticos e a nobreza do mármore. Contudo, em relação aos demais cômodas da Casa Valinhos, o espaço ganha destaque por um elemento em especial: a janela em formato arredondado que recebeu venezianas de vidro. O projeto é assinado por Ruy Ohtake












Desenho mostra a implantação da Casa Valinhos no terreno triangular. O ponto mais escuro é a piscina da residência












O pavimento térreo da Casa Valinhos, projetada por Ruy Ohtake, concentra os ambientes sociais da residência















O pavimento superior da Casa Valinhos, com desenho de Ruy Ohtake, abriga quatro suítes, a principal com 70 m²














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